quinta-feira, 25 de outubro de 2007


O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, a temperatura da Terra fica retida e não é liberada ao espaço,permanecendo maior do que seria na ausência desse gases.

Clima de altas montanhas ou frio polar


As temperaturas são sempre muito baixas, não havendo Verão. A média do mês mais quente não alcança os 10ºC e a média do mês mais frio é muito inferior a 0ºC. A média anual é a mais baixa de todo o mundo. No "Verão" os dias naturais têm 24 horas. Contudo, o aquecimento do ar é escasso devido à inclinação dos raios solares.As chuvas são muito reduzidas e quase sempre sobre a forma de neve. Pode-se dividir em clima de tundra e clima de regiões geladas. Apresenta apenas uma estação (Inverno).

Clima temperado





Uma região que possui um clima temperado tem uma temperatura que varia regularmente ao longo do ano e possui quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas. Umidade depende da localização e condições geográficas de uma dada região.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Clima desértico


Clima desertico também pode ser conhecido como clima árido. As principais características do clima desértico são: a pequena quantidade de chuvase a grande amplitude térmica e ocorre tanto em áreas tropicais como em áreas temperadas.

Clima tropical


O clima tropical caracteriza-se pela existência de duas estações: a estação húmida e a estação seca. Na primeira predominam as baixas pressões equatoriais. Na segunda predominam as altas pressões sub-tropicais.É um clima de transição entre o equatorial e o desértico quente, ou seja, à medida que nos afastamos do equador a estação húmida vai cedendo lugar à estação seca.No clima tropical húmido a estação húmida é mais prolongada que a estação seca. No clima tropical seco é o inverso.

Clima equatorial


O Clima equatorial é um tipo de climacaracterizado pela alta média de temperatura e pela alta pluviosidade (ultrapassa 2000 mm de chuvas anuais). Regiões que apresentam esse tipo de clima são cruzadas pela linha do Equador, devido a isso, recebeu o nome de "equatorial".

Massas de ar e frentes


Uma frente é uma zona de transição entre duas massas de ar de densidades differentes. Porque diferenças em densidades frequentemente são causadas por diferenças em temperaturas, frentes normalmente separam massas de ar com temperaturas de contraste. Geralmente, uma massa de ar é mais quente e úmida do que a outra. Massas de ar extendem-se horizontalmente e verticalmente.

Tempo e clima


Na meteorologia existe uma diferença entre o tempo e o clima. O tempo é o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local.O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade. Também, se refere às características da atmosfera inseridas das observações contínuas durante um certo período.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Vulcões ativos no mundo




Existem alguns vulcões ativos no mundo, mas aqui citaremos apenas dois: o Etna, da Itália, e o Cotopaxi, do Equador. Etna, vulcão do sul da Itália situado na costa oriental da Sicília. Possui 3.323 m de altitude e é o vulcão ativo mais alto da Europa. A montanha tem a forma de um imenso cone irregular. Cotopaxi (vulcão), localizado na zona central do Equador, na Cordilheira dos Andes, perto de Quito.Está situado em um vale andino a 2.750 m de altitude.


Deriva continental


A idéia da deriva continental sugere que os continentes estivessem unidos no passado.A similaridade entre os fosséisencontrados em diferentes continentes, bem como na geometria das costas atuais da Europa e África com as costas da América do Norte e do Sul, levou alguns geólogos do hemisfério Sul a acreditar que todos os continentes já estiveram unidos, na forma de um supercontinente que recebeu o nome de Pangéia.

Tectônica de placas




Tectônica de placas é uma teoria da geologia desenvolvida para explicar o fenômeno da deriva continental, sendo a teoria atualmente com maior aceitação entre os cientistas que trabalham nesta área. Na teoria da tectônica de placas a parte mais exterior da Terra está composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crosta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa do manto.

Rochas


Rocha é um agregado natural composto de alguns minerais ou de um único mineral. As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares e rochas metamórficas. As rochas magmaticas foram formadas de magma, as sedimentares pela deposição de sedimentos e posterior compressão destes, e as rochas metamórficas por qualquer uma das primeiras duas categorias e posteriormente modificadas pelos efeitos de temperatura e pressão.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

A Litosfera


Composta de minerais como as rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, a litosfera cobre toda a superfície da terra, desde o topo do Monte Everest até as profundezas das Fossas Marianas. Nas regiões continentais é constituída principalmente por rochas graníticas, ricas em alumínio e silício. A litosfera é a camada sólida mais externa do planeta Terra, constituída por rochas e solo. É também denominada como crosta terrestre.

Clima subtropical


Nas regiôes de clima subtropical brasileiro existem áreas de elevada altitude, ocorrendo consequentemente menores temperaturas. No verão a temperatura pode superar os 35°C, principalmente em Porto Alegre, pois nas áreas a variação é maior e o verão é intenso, porém, as áreas não podem ser tão altas, ou as temperaturas não superam 30°C, como São Joaquim. Podem acontecer sérios casos de neve nessas regiões no inverno, principalmente em São Joaquim e Urupema.

Clima semi-árido

+
O clima semi-árido é um clima brasileiro presente nas regiões Nordeste e Sudeste.É definido por quatro dos principais sistemas de circulação atmosférica. Ao passarem pela região, provocam longos períodos secos e chuvas ocasionais concentradas em poucos meses do ano.Não apenas a população do Nordeste brasileiro sofre as conseqüências do clima semi-árido. Os povos do México, Peru, Bolívia, Venezuela (América), Senegal, Sudão, Quênia, Tanzânia, Namíbia (África), Arábia Saudita, Índia, Birmânia, Tailândia (Ásia) também vivem em regiões semelhantes.

Clima Tropical de altitude


Tropical de altitude é um tipo climático que predomina nas partes altas do Planalto Atlântico do Sudeste. Apresenta temperaturas médias entre 15 ºC e 22ºC e amplitude térmica anual entre 7º C e 9O comportamento térmico é igual ao do clima subtropical, enquanto o comportamento pluviométrico é igual ao do clima tropical. As chuvas de verão são mais intensas devido à ação da massa tropical atlântica. No inverno, as frentes frias originárias da massa polar atlântica podem provocar geadas.